Como foi a descoberta do vírus?
Ele tava coberto e descobriram ele?
Não!
Então a pergunta é como foi descoberto o primeiro Vírus?
O termo ‘vírus’ vem do latim que significa veneno. Este termo foi utilizado como sinônimo de veneno e se referia a agentes de natureza desconhecida que provocavam diversas doenças.
O descobridor do vírus foi Dmitri Ivanowsky, 1892, que, ao estudar a doença chamada "mosaico do tabaco", detectou a possibilidade de transmissão da doença a partir de extratos de vegetais doentes para vegetais sadios. Essa moléstia referida afeta as plantas do fumo, manchando as folhas com áreas necrosadas e levando as plantas à morte.
Os vírus são seres que não conseguem se reproduzir sozinhos e dependem de outras células, sejam elas de animais, de plantas ou de bactérias. São seres que causam doenças, algumas graves, que podem levar à morte. São seres diminutos, visíveis apenas ao microscópio eletrônico, constituídos apenas por duas classes de substâncias químicas: ácido nucléico (que pode ser DNA ou RNA) e proteína. São seres acelulares (que não possuem estrutura celular) e precisam de células que os hospedem. Por isso, todos os vírus são parasitas intracelulares obrigatórios. O vírus invade uma célula e assume o comando, fazendo com que ela trabalhe quase que exclusivamente para produzir novos vírus. A infecção viral geralmente causa profundas alterações no metabolismo celular, podendo levar à morte das células afetadas. Os vírus causam doenças em plantas e animais (incluindo o homem).
Reprodução
Pesquise e responda:
Hepatite Viral B
Vírus causador:
Transmissão: Sintomas:
Prevenção:
Poliomielite
Vírus causador:
Transmissão:
Sintomas:
Prevenção:
Sarampo
Vírus causador:
Transmissão:
Sintomas:
Prevenção:
Fontes:
livro didático do 7º ano
Helena Dantas Mareco
Nenhum comentário:
Postar um comentário